Blog

Realinhando seus objetivos – Guia prático

     Chegou o meio do ano!

Tomei a decisão de realinhar meus objetivos, visto que desandei bastante nos meus projetos. Sim! Já me culpei muito, mas sabemos que isso não nos leva a lugar nenhum e só gera ansiedade, então, resolvi sentar, respirar, revisar e analisar o que deu certo, o que deu errado e finalmente entender o porquê.

E sei que, assim como acontece comigo, muitas outras pessoas também se sentem frustradas ao ver que metade do ano passou e não estamos onde planejamos. Por isso, vou compartilhar o meu processo,  como realinhei meus objetivos do ano de 2024. Minha primeira dica é: pegue papel e canetas, escolha um ambiente calmo e sem interrupções, torne esse momento prazeroso: abra um vinho, coloque uma música, acenda uma vela. Pratique o entendimento, aceitação e esperança. (OBS: Disponibilizei a folha onde escrevo meus objetivos e olho todos os dias, clique aqui para baixar e imprimir! ). Após tudo pronto, vamos lá!

 1. Reflexão e Avaliação

– Anote seus valores e prioridades: O que é importante pra você? O que você quer priorizar? O que não pode ser adiado? O que precisa obrigatoriamente ser feito?

– Liste todos os objetivos que você definiu para 2024 e analise o progresso de cada um. Pergunte-se: O que foi alcançado? O que ainda está pendente? O que precisa ser ajustado?

– Reflita sobre os desafios e obstáculos que encontrou. Caso seja algo que você ainda quer alcançar, escreva pelo menos uma solução para solucionar a dificuldade/obstáculo encontrado. (Tudo tem uma solução!)

2. Definição de Novos Objetivos

– Considere as “áreas da vida”. Exemplo: saúde, profissional, social, familiar, etc. Pense quais papéis você  exerce e quer fortalecer. Também analise em quais circunstâncias você se encontra. Lembre-se: você não vai conseguir fazer tudo o que quer agora, priorize!

– Defina Objetivos SMART: certifique-se de que seus objetivos sejam Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.  Exemplo: Em vez de “Quero melhorar minha saúde”, defina “Quero perder 5 kg nos próximos 6 meses seguindo uma dieta equilibrada e fazendo exercícios 3 vezes por semana.”. Pense nas perguntas: O QUÊ? QUANTO? COMO? QUANDO? POR QUÊ?

3. Planejamento de Ação

– Para cada objetivo, crie um plano detalhado que inclua passos específicos, prazos de início e conclusão e recursos necessários. Objetivos maiores devem ser divididos em etapas menores e mais gerenciáveis

– Se possível, determine quais indicadores você usará para avaliar seu progresso (ex.: número de novos clientes, aumento na renda mensal, quantos quilos perdidos, etc.).

4. Implementação

– Use ferramentas de gestão de tempo, como agendas, aplicativos de produtividade ou planilhas, para manter-se organizada. Aconselho a deixar os objetivos em local que você consiga visualizar todos os dias. Eu deixo em um papel avulso na agenda e acaba sendo um “marcador de página”.

– Aloque recursos necessários (tempo, dinheiro, apoio, materiais) para cada objetivo.

– Estabeleça hábitos diários ou semanais que apoiem seus objetivos. Tenho um controle de hábitos diário, deixo junto com a minha folha de objetivos, onde consigo visualizar todos os dias.

5. Monitoramento e Ajustes

– Agende revisões mensais ou trimestrais para avaliar seu progresso.

– Ajuste seus objetivos e planos de ação conforme necessário com base nos resultados das revisões.

6. Motivação e Resiliência

– Reconheça e celebre suas pequenas e grandes conquistas ao longo do caminho. Use essas celebrações como motivação para continuar avançando.

– Prepare-se para enfrentar desafios e contratempos com uma mentalidade positiva. Ter consciência que a vida não é 100% o que a gente planeja e que existem incontáveis coisas que não estão no nosso controle. E até mesmo quando estão, terão dias que você não estará disposta a dar o seu 100%, considere isso também. Mantenha-se flexível e disposta a ajustar seus planos conforme necessário. O importante é tentar ser um pouquinho melhor todo dia.

– Visualize onde você quer estar no final de 2024 e além. Use essa visualização para manter-se focada e motivada. Tem pessoas que fazem um painel visual, com imagens daquilo que elas desejam ser ou conquistar. Esse método ainda não utilizei.

Bom… é isso. Espero ter ajudado você a tomar novamente as rédeas da sua vida. Pretendo daqui a três refazer todo esse processo, pra estar sempre atualizada nas minha vontades e projetos. Me conta aqui se vocês gostaram desse guia, e não esqueçam de preencher os seus objetivos aqui e deixar a vista para se motivar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *